NANAP

Inaugurado em 2000, o NANAP tem se dedicado à avaliação neuropsicológica e ao acompanhamento psicoterapêutico de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Como um centro de estudos e pesquisa, tem contribuído também com a formação de profissionais de Psicologia e de Educação, através da oferta de grupos de estudo no campo da Psicoterapia e da Avaliação (Neuro)Psicológica, bem como da Formação de Professores e Assessoria Escolar, envolvendo questões relacionadas às dificuldades/transtornos de aprendizagem e ao (neuro)desenvolvimento infantil.

 

Do modo como compreendemos a pessoa em desenvolvimento e em contextos de aprendizagem, é de fundamental importância levar-se em conta aspectos cognitivos, sócio-afetivos e culturais, sendo esses aspectos concebidos como interdependentes. Assim, o funcionamento psicológico é entendido como fundamentado em relações sociais entre a pessoa e o mundo. Ao mesmo tempo, as funções psicológicas têm um suporte biológico que se baseia numa atividade cerebral, concebida como um sistema aberto e plástico sendo, por isso mesmo, uma estrutura passível de alterações ao longo do tempo e absolutamente sensível às atividades com as quais a pessoa se envolve no seu cotidiano.

 

Diante de tudo isso, nossa postura diante das situações da vida em que as dificuldades no funcionamento psico-afetivo parece estar comprometendo as atividades diárias, é de reconhecer a importância de uma avaliação psicológica – ou neuropsicológica, quando for adequado à demanda – de qualidade, de modo a contribuir para o esclarecimento dos aspectos psicodinâmicos, psicossociais e/ou neuropsicológicos que favoreçam ou desfavoreçam o desenvolvimento e aprendizagem. Entendemos ser este um dos caminhos possíveis para a compreensão clínica dos casos em análise, que visa favorecer a adequação de intervenções bio-psico-sociais promotoras de desenvolvimento.

 

Ao mesmo tempo, mantemo-nos atentas e críticas ao risco de banalização de psicodiagnósticos, realizados, muitas vezes, de forma apressada e redundando numa atitude de medicalização questionável da infância e adolescência.